COMO MELHORAR A PONTA DO NARIZ?
A mais nova tendência estética do Brasil é apostar no levantamento da ponta do nariz, ou seja, fazer um procedimento capaz de arrebitar a ponta do nariz por questões de beleza e autoestima.
Continue no post para descobrir mais sobre os meios possíveis para melhorar a ponta do nariz, quando e onde procurar um profissional especialista.
Estrutura e tipos de narizes
A estrutura de um nariz é composta por três partes: o septo, o dorso e a ponta nasal com camadas de cartilagem, ossos e pele.
Quando se recorre a qualquer cirurgia estética nasal é na estrutura de cartilagem hialina dessas três partes do nariz que se pode mexer e alterar.
Alguns tipos de narizes mais procurados por médicos especialistas da área são:
- Aduncos/Aquilinos: O nariz de tipo adunco é conhecido por ser um nariz que costuma deixar a pessoa com aspecto de “velha”, isso porque sua ponta é inclinada para baixo. O famoso nariz de bruxa, nariz de tucano ou bico de águia, por sua ponta ser curvada para baixo.
- Caucasianos: Nariz com formato alto e estreito, pele fina e cartilagem forte. Dessa forma, quando a pessoa sorri, a ponta do nariz cai um pouco.
- Romanos: Nariz bastante conhecido no Brasil – país miscigenado, visto que é um nariz europeu, de maior relevância italiana, judia e árabe. Nariz de forma grande e projetado para frente que costuma apresentar um “calombinho” no dorso nasal.
- Asiáticos/Curtos: Mais conhecido pela população como nariz “de batata” ou achatado. A maior característica são as narinas largas e arredondadas. Geralmente, asiáticos e indígenas são personagens deste tipo.
- Negroides: Nariz comumente de pessoas negras e descendência/ascendência afro. Assemelha-se muito ao nariz asiático por conta do dorso mais curto e as narinas largas, porém sua base é bastante alargada e suas pontas arredondadas.
O que fazer para melhorar a ponta do nariz?
Se o seu nariz se enquadra em alguns dos tipos citados acima e você tem a intenção de melhorar a ponta do seu nariz para se sentir melhor consigo mesma, saiba que o procedimento melhor indicado neste caso é a rinoplastia.
É por meio dela que você pode atingir diversos objetivos, bem como:
- Reduzir o tamanho do nariz;
- Remover uma corcova do dorso;
- Remodelar a ponta (caída ou bulbosa);
- Restaurar um ângulo mais natural entre nariz e lábio superior;
- Corrigir assimetrias ou desvios.
Mas é de extrema importância avaliar cuidadosamente antes de escolher o profissional que irá atendê-la para a realização de seu sonho – isso para qualquer cirurgia estética, ainda mais quando se trata do nariz que fica no meio da face e bem visível para o público.
O profissional cirurgião plástico irá analisar questões complexas como a raça, sexo, idade, constituição óssea da face, tipo de pele e mais para saber qual a melhor metodologia a se aplicar com o estudo de seu nariz contando com as limitações técnicas do mesmo. Logo, é nítido que as técnicas aplicadas variam de paciente para paciente.
Além disso, outro fator importante quando se escolhe realizar a cirurgia de rinoplastia é entender que a regra primordial é jamais traçar objetivos exagerados a gosto do paciente que possam vir a prejudicar as funções essenciais do órgão nasal, e ainda descaracterizar as origens étnicas do mesmo.
Rinoplastia
Como explicado anteriormente, a rinoplastia serve para diversos fatores, mas para o objetivo de afinar a ponta do nariz, a técnica realizada é feita por meio de uma aproximação das pontas das cartilagens que se localizam na extremidade nasal, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.
O afilamento pode ocorrer por meio de uma sutura, com a retirada de uma porção da cartilagem e também com a colocação de enxertos, no caso dos narizes muito curtos.
Com a finalização da cirurgia é possível enxergar traços mais harmonizantes na face do paciente, que por sua vez entrega um nariz mais levantado.
Aproveite para saber como surgiu a rinoplastia e estude mais sobre o universo das cirurgias plásticas.
Meios alternativos de afinar o nariz
Não caia em dicas de blogs sem comprovação e embasamento científico. Não existem meios alternativos para afinar o nariz como massagens/exercícios nasais e modelador de nariz.
Além da rinoplastia, métodos provisórios indicados é o uso da maquiagem com as combinações dos produtos corretos que podem afinar temporariamente seu nariz e, há ainda, um procedimento chamado “rinomodelação”.
A rinomodelação/bioplastia é um procedimento minimamente invasivo, no qual são combinados o uso das substâncias polimetilmetacrilato (PMMA) com ácido hialurônico aplicadas com uma agulha nas camadas mais profundas da pele para preencher e corrigir as falhas do nariz e arrebitar a ponta nasal. Mas, é válido lembrar que também é uma medida temporária de 2 ou 3 dias. Também é recomendado sempre consultar especialistas em cirurgia plástica e dermatologia, pois se não aplicado corretamente há graves danos para a pele como deformações e até pele necrosada.