Procedimentos cirúrgicos

Bichectomia

Bichectomia é o nome dado à cirurgia plástica para redução as bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem  as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat.
Daí vem o nome bichectomia!

A bichectomia é a solução para muitos pacientes que sempre tiveram preocupação as bochechas grandes – e jamais sonharam que poderiam atenuar o seu problema.
O procedimento tem trazido trazendo alívio e melhora da auto estima para muitas pessoas que procuram o cirurgião plástico para fazer bichectomia.

Geralmente, a maior parte das cirurgias plásticas estéticas no rosto, poderá ser feita assim que houver o crescimento completo da face. Sendo assim, a cirurgia pode ser feita já na adolescência, desde que haja consentimento por escrito dos responsáveis pelo paciente.

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.
A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!
A cirurgia é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca (não há cicatrizes externas ou perceptíveis).

Através desse corte, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não ha necessidade de retirada de pontos.
O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.

A redução das bochechas ou bichectomia no homem é muito procurada! Aliás…
Bichectomia em homens é muito comum!

Paralisia Facial

Paralisia Facial é a perda parcial ou total dos movimentos de um lado ou dos dois da face. Acontece devido a perda de função do nervo facial, que é o responsável pela movimentação dos músculos da face (mímica facial), pela gustação do terço anterior da língua, pela inervação das glândulas salivares e pelo funcionamento do músculo estapédio. Com a perda da função do nervo facial, a pessoa perde a capacidade de se expressar. O sorriso passa a ser assimétrico, os olhos têm dificuldade para fecharem, as sobrancelhas não se movimentam e a boca perde a função de reter a saliva. Popularmente as pessoas dizem que a pessoa ficou com a “boca torta”. Todas estas alterações podem acontecer desde formas leves até mais significativas com a perda do tônus muscular e com a evolução até com atrofia da musculatura da face e queda de um lado do rosto.

As causas da paralisia facial são diversas, variando de doenças infectocontagiosas, tumores dentro e fora do crânio, doenças desmielinizantes, trauma com lesão do nervo facial, ressecção do nervo facial para a retirada de tumores que invadam o nervo, virose, e ser idiopática. A causa mais comum e que muitas vezes é dado por exclusão e também chamada de idiopática é a Paralisia Facial de Bell. Nesta situação muitas vezes o paciente não tem nenhum outro sintoma a não ser a paralisia de parte do rosto. Algumas vezes o paciente relata que teve algum sintomas frustros tipo resfriado. Uma das explicações que há na literatura médica é a de que a paralisia facial seja causada por uma neurite (inflamação do nervo), mas não somente do nervo facial mas de vários outros nervos cranianos de uma só vez (pan-neurite). Na neurite os nervos inflamam-se e após dias desinflamam sem comprometimento algum. No caso do nervo facial o que acontece?

O nervo facial passa por dentro de um dos ossos do crânio, sem espaço algum entre sua bainha (revestimento) e o osso. Durante a inflamação o nervo incha, porém como é cercado por osso não tem um espaço para inchar, fica apertado dentro do osso e começa a sofrer. Como a pressão dentro do seu trajeto ósseo aumenta por conta de sua inflamação, o sangue que nutre o nervo não consegue passar por este trajeto e partes do nervo começam a degenerar (morrer). Consequentemente, o nervo deixa de executar suas funções. Como os outros nervos não têm trajeto dentro do osso, podem inflamar, inchar e desinflamar sem déficit algum para sua alimentação, nutrição. Sem déficit de nutrientes, não há sofrimento nervoso e não há déficit de função.

O que fazer quando se suspeita de inflamação do nervo facial e de Paralisia de Bell?
Uma das medidas é a administração de corticóide (poderoso medicamento antiinflamatório) e de um antiviral. O corticóide como um antiinflamatório potente, diminui a inflamação do nervo e a pressão dentro do trajeto ósseo do nervo facial, diminuindo a queda de nutrição e o sofrimento do nervo. O antiviral é dado como uma forma de se combater um infecção viral como causa principal da inflamação. O grande vilão que se tenta combater é o herpes vírus, o mesmo que causa feridas nos lábios e que seria o causador da neurite dos nervos cranianos, entre eles, o nervo facial.

Na grande maioria dos casos e tomando-se estas medidas, a Paralisia Facial de Bell regride completamente em até 90 dias. Em uma pequena porcentagem a paralisia pode persistir. Se durante a  paralisia os exames apontam para uma evolução não favorável uma das opções é retirar o osso ao redor do nervo para que este tenha um espaço maior para inchar sem comprometer sua alimentação.

Quando há seqüela de paralisia facial, não importa a causa, a medida é a proteção do olho e a melhora da função de alimentação em primeiro lugar e após as correções estéticas provocadas pela paralisia. Existem várias formas de se corrigir, dependendo do grau de paralisia. Várias medidas são adotadas com a finalidade de se obter uma simetria mais próxima da normalidade. Entre as várias formas temos procedimentos não invasivos como o a Toxina Botulínica (Botox e Dysport) para diminuir a função do lado não acometido e se obter uma maior simetria entre os lados.

Se o tempo de paralisia não for grande e houver parte do nervo viável ainda, outros procedimentos para salvar o que se resta do nervo pode ser tentado, como por exemplo, o shunt nervoso entre o nervo hipoglosso (da língua e a parte distal do nervo facial) ou a resseção de parte do nervo facial lesado e a reconstrução de uma ponte com outros nervos como o sural (da perna) e o auricular magno (do pescoço). No caso em que a simetria é muito considerável e o tempo de paralisia for grande existem cirurgias para a elevação  da sobrancelha e testa acometidas, e para a elevação da parte do rosto paralisado, tornando-o esteticamente mais aceitável.

As cirurgias dependem do grau de paralisia e do tempo de evolução da doença. Somente uma avaliação detalhada e a realização de exames específicos é que podem nos dar a idéia da melhor técnica a ser utilizada e dos potenciais ganhos que vamos obter. De qualquer forma sempre há esperança para que se tenha uma melhora significativa.

Você é Candidato

• Se tem ou teve Paralisia Facial de qualquer natureza e deseja uma melhora funcional e estética da face.

Mentoplastia

A Mentoplastia ou Aumento do Queixo é um procedimento que aumenta a projeção do mento (queixo), criando a impressão de uma linha da mandíbula/queixo mais forte. Esta impressão é traduzida como sinal de decisão, força e confiança. Pessoas com o mento pequeno apresentam um desbalanço facial que passa a impressão de um nariz grande e de uma papada, mesmo sendo magras.

A mentoplastia pode ser feita com anestesia local (tipo dentista) ou geral. Uma prótese de silicone ou outro material é cuidadosamente colocada anteriormente a mandíbula por dentro da boca sem deixar cicatrizes evidentes. Isto aumenta a projeção do mento, redefine a linha da mandíbula (linha da beleza) e melhora a harmonia da face, o que dá a impressão de um nariz menor e de uma papada menos evidente. Ela pode ser combinada com uma rinoplastia e com uma lipoaspiração de papada se houver indicação.É um procedimento ambulatorial (o paciente não precisa dormir no hospital e pode ir para a casa após a cirurgia).

Você é Candidato

• Se você herdou um queixo com aparência fraca ou pequeno
• Se tem um nariz proeminente ou grande e um queixo pequeno ou com aparência fraca e deseja balancear o perfil
• Se tem um queixo pequeno e uma papada e deseja melhorar e rejuvenescer o ângulo entre o queixo e o pescoço

Procedimentos associados

• Rinoplastia
• Lipoaspiração de Papada
• Lifting Cervicofacial

Lifting do Terço Médio

Durante o processo de envelhecimento os músculos e a gordura que formam as maçãs do rosto começam a ficar flácidos e  cair. Com isto o rebordo ósseo abaixo dos olhos aparece, e  as bolsas de gordura sob os olhos ficam mais evidentes. Com a queda destes elementos o sulco entre o nariz e a boca (bigode chinês) fica cada vez mais evidente contribuindo para uma  aparência envelhecida. As maçãs do rosto ficam achatadas e em algumas pessoas chegam a desaparecer.

O lifting de terço médio ou das maçãs do rosto tem o objetivo de reposicionar estes tecidos a uma posição mais superior revertendo o  processo de queda criado pelo  envelhecimento, apagando o sulco entre o nariz e a boca e dando um aumento de volume para a região das maçãs do rosto. O procedimento é feito com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. Em ambos os tipos de anestesia, o regime é ambulatorial (o paciente não tem necessidade de dormir no hospital e pode ir para casa no mesmo dia).

Você é candidato

• Se tem uma aparência achatada das maçãs ou sulcos nasolabiais muito fundos
• Se deseja um rejuvenescimento facial sem se submeter a um lifting facial completo

Lifting de Pescoço

O envelhecimento do rosto e do pescoço é inevitável. Com o passar dos anos a pele torna-se mais flácida e a musculatura mais fraca. Consequentemente rugas e sulcos começam a aparecer. A função do lifting facial é remover excesso de pele e gordura e reposicionar os tecidos e a musculatura para uma posição mais superior e mais jovem. Desta forma melhora as relações entre as estruturas faciais acabando com a papada e dando um melhor contorno na linha da mandíbula (a linha da juventude que separa o rosto do pescoço e que com o passar dos anos é apagada, deixando-nos sem uma separação perceptível entre pescoço e rosto).

Uma incisão é feita contornando-se as orelhas e posteriormente a elas é escondida entre os cabelos. A cirurgia é realizada cuidadosamente por estas incisões, o tecido é reposicionado, o excesso de pele e gordura é retirado e as incisões são minuciosamente suturadas. A papada desaparece e a linha da juventude passa a aparecer novamente. O procedimento é feito com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. Em ambos os tipos de anestesia, o regime é ambulatorial (o paciente não tem necessidade de dormir no hospital e pode ir para casa no mesmo dia).

Você é um candidato

• Se estiver procurando uma melhora da face e pescoço
• Se tem excesso de pele e gordura na linha da mandíbula resultando num aspecto de “bulldog”
• Se deseja uma maior definição da linha da mandíbula (“linha da juventude”)