4 CURIOSIDADES SOBRE RINOPLASTIA

curiosidades sobre rinoplastia

A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, é um procedimento cirúrgico para correção do nariz, que pode se dar por motivação estética ou funcional. Muitas possibilidades atendem a indicação dessa cirurgia, entre elas podemos citar: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

Nesse artigo, você vai conhecer 4 curiosidades sobre a Rinoplastia, assim como um pouco da sua origem e história ao longo do tempo.

Rosto de Mulher com Foco no Nariz – Foto: Shutterstock

Como Surgiu a Rinoplastia

Até chegar ao que conhecemos hoje, a execução da Rinoplastia passou por diversas modificações. Os primeiros relatos são da Antiguidade, 2000 anos antes de Cristo, com técnicas hindus na medicina Ayuverdica.

Essas primeiras reconstruções nasais derivam de amputamentos causados por punições, quando a vítima praticava algum ato transgressor às leis da época. Mais tarde, entre os séculos XV e XVI, no período renascentista, o causador das amputações mudou, portanto as reconstruções eram feitas por conta de doenças como sífilis e lepra. 

Até que, pouco tempo depois, uma família de estudiosos divulgou um estudo sobre a utilização de enxertos dos braços e antebraços das vítimas. Após isso, pesquisas sobre o ramo ainda foram queimadas pela Inquisição, na Idade Moderna. Finalmente, no final do século XX, o cirurgião alemão Jacob Lewis Joseph apresentou métodos de reconstrução nasal, com finalidades estéticas.

Após refinamentos do método, chegamos ao século XXI com a cirurgia plástica do nariz que conhecemos hoje. Uma rinoplastia estruturada e segura, que atende as necessidades fisiológicas e estéticas do paciente, preservando toda a função anatômica do órgão.

+ Vamos conversar mais sobre isso no instagram: acesse!

4 curiosidades sobre a Rinoplastia

Se você está insatisfeito com o formato atual do seu nariz, ou possui indicações clínicas derivadas de outros problemas nasais, confira quatro curiosidades sobre a rinoplastia, cirurgia plástica do nariz.

Cicatriz

As cicatrizes derivadas da rinoplastia serão quase imperceptíveis, quando completamente curadas. Isso acontece devido as pequenas incisões realizadas, assim como a pouca exposição do local. Os problemas com cicatrização são praticamente inexistentes nesses casos, porém caso ocorra existem diversos tratamentos que são eficazes para recuperação completa, como: cremes a base de corticóide, placas de silicone e injeções intralesionais de corticóide.

Alectomia e Septoplastia

Outros procedimentos podem suprir necessidades específicas, sem a necessidade de realização da rinoplastia. É o caso da alectomia, realizada para diminuir as abas nasais quando existe abertura desmedida do nariz.

Popularidade da Rinoplastia

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelou que a cirurgia plástica do nariz foi o procedimento estético mais realizado durante o ano de 2020. Além disso, nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% das execuções da rinoplastia em jovens de 13 a 18 anos. Além de outros fatores, a realização dos procedimentos por muitos artistas, por finalidades estéticas, popularizou o procedimento.

Remodelação

Apesar de personalizado e previamente discutido com o médico cirurgião responsável, a maior causa das realizações da rinoplastia são provenientes da remodelação. Esse dado salta aos olhos por conta da pressão estética exercida sobre os corpos, principalmente nos dias atuais. Entretanto, a realização da cirurgia do nariz por motivações estéticas também exerce grande influência positiva na autoestima de centenas de pessoas.

+ Saiba mais sobre outros procedimentos cirúrgicos de intervenção facial

Para realização de forma segura do procedimento, procure um profissional capacitado. Agende a sua consulta com o Dr. Artur Grinfeld através dos telefones: Feira de Santana (75) 2101.4455 e Salvador (71) 2101.6633. 

1 comentário em “4 CURIOSIDADES SOBRE RINOPLASTIA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *