Dr. Artur Grinfeld

BLEFAROPLASTIA: CIRURGIA DAS PALPEBRAS

Você já ouviu falar sobre blefaroplastia? Trata-se de uma cirurgia plástica que tem como objetivo ajudar a melhorar a aparência das pálpebras superiores e inferiores.

Por meio dessa cirurgia nos olhos você conseguirá eliminar bolsinhas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Quer saber mais sobre essa cirurgia? Confira como a blefaroplastia é feita, quais cuidados necessários e quem pode realizar esse procedimento. 

Indicações da blefaroplastia

Procurada por pacientes com mais de 30 anos, a cirurgia plástica na região dos olhos é indicada para pessoas que possuem:

Como é feita a blefaroplastia?

Se você está pensando em realizar a cirurgia de blefaroplastia fique tranquilo. A cirurgia dura em torno de 40 minutos a uma hora e meia e para realizar o procedimento será necessário realizar anestesia local com sedação ou anestesia geral.

O cirurgião irá precisar sinalizar o excesso de pele que será retirado e irá cortar com o bisturi, em seguida cauterização com bisturi elétrico e dar pontos da região exterior das pálpebras. 

Os pontos podem cair sozinhos ou ser removidos pelo seu cirurgião, porém há cirurgiões que utilizam adesivos cirúrgicos de pele ao invés de pontos. Por isso, converse com seu médico e veja qual a melhor alternativa para a cicatrização da sua cirurgia!

E caso você já queira realizar uma rinoplastia ou até mesmo um lifting facial, é possível associar outros procedimentos durante a cirurgia de blefaroplastia.

Porém, para realizar outras cirurgias junto a blefaroplastia, é necessário que o paciente realize uma internação de 6 a 8 horas. Além disso, o tempo de internação acaba sendo estendido para 12 à 24 horas.

+ Saiba mais sobre outros procedimentos cirúrgicos de intervenção facial

Cuidados antes da cirurgia

Antes de realizar a blefaroplastia é indicado que o paciente fique em jejum de oito horas antes da cirurgia, além disso, será necessário realizar exames como:

Se você fuma, você irá precisar dar uma pausa de 1 mês para poder realizar essa cirurgia plástica, além disso, medicações que possuem anticoagulantes, como a aspirina, devem ser evitadas um mês antes da cirurgia também.

7 cuidados do pós-operatório

1. Cicatrização

A cicatriz deixada por essa cirurgia é totalmente discreta, isso ocorre pois a cicatriz ficará escondida quando o olho se abrir e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo ou ainda dentro da conjuntiva (parte de dentro dos olhos).

Casos de aparecimento de quelóides após a cirurgia são muito raros, porém pode acontecer. Se você tiver quelóides após a cirurgia de blefaroplastia converse com seu médico. 

2. Tabagismo

Como citamos anteriormente, no caso de pessoas fumantes é recomendado uma pausa de 1 mês antes da blefaroplastia. 

Além disso, é recomendado que após a cirurgia seja evitado o fumo durante dois meses seguintes à cirurgia pois prejudica a microcirculação e compromete a cicatrização.

3. Higienização

Lave a região dos seus olhos com água e sabonete, uma vez que não ficam curativos no local.

4. Repouso

Recomenda-se repouso de uma semana, até que a retirada dos pontos da blefaroplastia seja feita.

5. Óculos escuros

Use óculos escuros durante 30 dias após a cicatrização completa. Essa recomendação é feita pois o sol pode acabar dificultando a cicatrização e deixar a pele da região manchada.

6. Na hora de dormir

A recomendação dos médicos é que o paciente que realizou esse procedimento nos olhos deve dormir de barriga para cima por duas semanas. Após esse período, já é liberado dormir de lado.

Pacientes que usam lentes de contato também precisam dar uma pausa de  10 dias de uso após a cirurgia. Fique atento!

7. Inchaço

É normal que após a cirurgia o olho do paciente fique inchado, por isso, utilize compressas geladas feitas com água e gaze ou pano limpos, isso irá ajudar a reduzir o inchaço da região.

+ Vamos conversar mais sobre isso no instagram: acesse!

Resultados da Blefaroplastia

antes e depois cirurgia de blefaroplastia

É possível ver os primeiros resultados da cirurgia de blefaroplastia nas primeiras semanas. 

Porém, o resultado completo só poderá ser possível de visualizar após a diminuição do inchaço na região, e isso ocorre após dois a três meses – e só estarão completos depois de seis meses a 1 ano. 

Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia?

O procedimento pode ser realizado por cirurgião plástico, especialista em cirurgias da face ou por um oftalmologista especializado em plástica ocular.

Gostou do artigo? Então compartilhe e comente suas dúvidas e sugestões de novos temas. Sua opinião é muito importante para melhorar ainda mais nosso conteúdo. Para realização de forma segura do procedimento, procure um profissional capacitado. Agende a sua consulta com o Dr. Artur Grinfeld através dos telefones Feira de Santana (75) 2101.4455 e Salvador (71) 2101.6633.

Sair da versão mobile