Você pode não saber muito bem o que significa o termo “otoplastia”, mas provavelmente já ouviu falar sobre pessoas que possuem “orelhas de abano”.

A cirurgia de otoplastia ou mais conhecida como a cirurgia para “orelha de abano” é um termo que se refere à cirurgia nas orelhas.

Está cirurgia é indicada para pessoas com orelhas que possuem uma aparência diferente das demais, ou seja, orelhas que possuem:
Ausência congênita de orelhas;
Orelhas constritas;
Orelhas com malformações;
Sequelas de traumas.

Por mais que em alguns casos a orelha não fique tão visível e não chame atenção, ainda tem sua importância estética para algumas pessoas, chegando até mesmo afetar a autoestima, quando são apresentadas em uma posição aberta demais em relação a cabeça.

Na maior parte das vezes a cirurgia de otoplastia é procurada por pessoas que possuem orelha de abano. Esse problema é enfrentado por algumas pessoas desde sua infância até a adolescência e esse pequeno detalhe acaba afetando a autoestima do paciente devido ao bullying que sofrido.

Para corrigir esses pequenos detalhes nas orelhas, o recomendado é a cirurgia de otoplastia. Isso porque, por meio dessa cirurgia de orelha, você poderá moldar a  área, de forma que ela fique em harmonia com todo o rosto e devolva a autoconfiança para o paciente. Mas você sabe se pode submeter-se a esse procedimento?

Quer saber se você pode se submeter a esse tipo de procedimento, de que forma é feita a cirurgia e como ela fica após o procedimento? Continue lendo e  entenda mais como é realizada essa cirurgia e como fica o resultado final. 

+ Vamos conversar mais sobre isso no instagram: acesse!

O que é a cirurgia de otoplastia?

A cirurgia de otoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir o formato da orelha, sua posição e sua proporção, fazendo com que ela se torne mais proporcional à fisionomia do paciente.

Porém, além de ser uma cirurgia estética, ela também auxilia em casos de ausência de parte do órgão causados por traumas ou até mesmo de nascença.

Muitas pessoas que utilizam esse procedimento são lutadores, que com o passar do tempo perdem o formato de suas orelhas. 

Como é feita a cirurgia?


Por meio de uma pequena e discreta incisão na parte posterior do pavilhão auricular é acessada as as cartilagens nas quais serão moldadas, dobradas e reposicionadas.

Quem pode fazer cirurgia na orelha?

Todas as pessoas a partir de 6 anos de idade!

A cirurgia para as orelhas só pode ser feita a partir dos 6 anos de idade, isso porque, antes disso, a criança ainda está em processo de formação. 

Não é recomendado que a cirurgia seja feita antes dessa idade nos pequenos, pois o tecido só para de crescer após os 6 anos e caso a cirurgia seja feita entre os 2-3 anos é possível que a orelha volte a crescer. 

Além disso, as cirurgias só serão feitas em pessoas que possuem um bom estado de saúde e que realmente possuam:
– Problemas congênitos na área,
– Vítima de acidente;
– Insatisfação com essa parte do rosto está apta para realizar o procedimento.

+ Saiba mais sobre outros procedimentos cirúrgicos de intervenção facial

Como é o antes e depois da otoplastia?

antes e depois da cirurgia de orelha


A cirurgia otoplastia dura em média 30 minutos para ser realizada, sendo totalmente segura, além disso, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Após receber alta do hospital, é necessário a utilização de faixa por alguns dias e muito cuidado para evitar traumas no local da cirurgia, ou seja, é recomendado a suspensão de atividades onde se possa ter contato físico com outras pessoas, como prática de esportes, por exemplo, por cerca de dois meses.

Os resultados são notáveis nos primeiros dias mesmo com o inchaço na região, e o efeito final da cirurgia dependerá do que o paciente desejava, porém, leve em conta que o resultado completo só poderá ser percebido após 6 meses.

Essa cirurgia, tem como objetivo melhorar a autoestima dos pacientes e seu pós-operatório é totalmente seguro e tranquilo. 

Se você conhece alguém que não esteja contente com o formato de suas orelhas ou se você está incomodado e quer melhorar sua autoestima, vale a pena investir nesse processo.

Mas fique atento, para não ter dores de cabeça e nem resultados ruins, procure um cirurgião plástico para realizar seu procedimento e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Cuidados após a cirurgia de otoplastia

Internação: Após a cirurgia é recomendado que o paciente aguarde de 8 a 12 horas após a cirurgia para ser liberado para a sua casa. 

Curativos: Para cobrir a incisão nas orelhas são utilizados curativos feitos com pomada cicatrizante e gaze. 

A retirada do curativo deve ser feita no consultório após a cirurgia pelo médico entre 24 e 48 horas. Porém, após essa retirada, o médico ainda irá recomendar a manutenção do curativo para os próximos dias. 

Caso seja uma cirurgia de otoplastia para correção de orelha de abano, será necessário o uso de uma faixa de tecido compreensiva específica ao longo de um mês, sendo retirada apenas para o banho.

Dor: Queixas de dor após a cirurgia de orelha são raras. Caso ocorra, o médico deve ser avisado. Normalmente, a dor passa com o uso de analgésico prescrito pelo médico.

Gostou do artigo? Então compartilhe e comente suas dúvidas e sugestões de novos temas. Sua opinião é muito importante para melhorar ainda mais nosso conteúdo. Para realização de forma segura do procedimento, procure um profissional capacitado. Agende a sua consulta com o Dr. Artur Grinfeld através dos telefones Feira de Santana (75) 2101.4455 e Salvador (71) 2101.6633.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *