Procedimentos não Cirúrgicos
Procedimentos não cirúrgicos
Hiperidrose
Hiperidrose é o nome dado ao suor excessivo das axilas, das mãos ou dos pés. Na maioria das vezes a condição é benigna, sem doenças associadas. Entretanto é extremamente constrangedora pois atrapalha o convívio social por manchar camisas ou pelo fato do portador estar sempre com as mãos molhadas. Em ambos os casos há isolamento social e impacto psicológico deixando o paciente inseguro, ansioso.
Pacientes com Hiperidrose Axilar (nas axilas) queixam-se de roupas excessivamente molhadas e manchadas, aspecto de má higiene e odor excessivo. Pacientes com Hiperidrose Palmar (nas mãos) queixam-se de dificuldades para manusear papéis, tocar instrumentos, digitar computadores, cumprimentar com um aperto de mão, dirigir e praticar alguns tipos de esportes. Pacientes com Hiperidrose Plantar (nos pés) queixam-se de pés molhados, micoses (frieiras) e sensação de que os pés escorregam dentro do sapato.
Por haver um aumento do número de bactérias em regiões umidas do corpo, a Hiperidrose pode estar associada com um aumento de odor, embora não seja a responsável direta por este tipo de problema. A incidência é relativamente alta e não raramente temos em nosso convívio pessoas com hiperidrose. Muitas vezes isto não é tão visível porque por constrangimento ou desconhecimento as pessoas não revelam a condição. A grande maioria das pessoas não procuram ajuda médica por acreditarem que não haja cura que não seja a cirurgia.
O tratamento pode ser feito através de cirurgia ou da aplicação de Toxina Botulínica (Botox ou Dysport). O tratamento preconizado é a utilização da Toxina por não apresentar sudorese compensatória (aparecimento de suor em outras regiões como abdome e costas quando se trata as mãos, por exemplo) nem as complicações inerentes de uma cirurgia.
Você é candidato
• Se apresentar suor excessivo das axilas, das mãos ou dos pés.
Aumento ou Preenchimento de Lábios
Aumento ou Preenchimento de Lábios
O aumento dos lábios é indicado para pessoas que tem lábios muito finos e com pouca definição bem como para as pessoas que tiveram uma perda de volume dos lábios causado pelo processo de envelhecimento. Com o passar dos anos, assim como a face, os lábios vão perdendo gordura e tornando-se mais finos e atrofiados. O resultado é uma boca menos exuberante e que borra o batom.
O aumento de volume dos lábios é realizado utilizando-se gordura retirada de outras partes do corpo ou com o uso de ácido hialurônico. O procedimento é feito com anestesia local para maior conforto do paciente e tanto o volume quanto a definição labial podem ser obtidas. O objetivo final é uma boca esteticamente agradável e o mais natural possível.
Você é Candidato
• Se deseja lábios mais volumosos
• Se deseja uma definição melhor da boca
• Se perdeu volume dos lábios com o processo de envelhecimento
• Se o batom borra e é necessária uma melhor definição dos limites labiais
Procedimentos associados
• Preenchimento de sulcos
• Dermoabrasão ou peeling para diminuição do “código de barra”
Rejuvenescimento Facial não Cirúrgico
Rejuvenescimento Facial não Cirúrgico
O processo de envelhecimento inicia-se a partir do momento em que nascemos. Entretanto só nos damos conta um pouco mais tarde, algumas pessoas por volta dos 30 anos e outras por volta dos 40. Mas afinal, o que acontece com o nosso rosto com o passar dos anos? Assim como tudo em nosso corpo, o envelhecimento do rosto também obedece a uma ordem genética. É provável que os pés de galinha ou a papada que temos ou vamos ter sejam bem semelhantes ao dos nossos pais. Talvez demore um pouco mais para aparecer, pois nossa condição de vida e exposição solar são diferentes, mas vai acontecer.
A ordem genética e o passar dos anos (lê-se: anos em que a gravidade atua sem a menor misericórdia!) causam uma série de alterações na estrutura de sustentação do rosto como por exemplo: Diminuição da quantidade de osso principalmente em volta dos olhos e na região da bochecha; Diminuição da gordura do rosto e deposição da gordura na papada; Perda do colágeno e da elasticidade da pele. O resultado é uma ordem de acontecimentos que podem ser aceleradas por fatores externos como o cigarro e a exposição ao sol e é a seguinte:
• Dos 30 aos 40 anos iniciam-se os pés de galinha e um excesso de pele sobre os olhos. O sulco entre o nariz e o canto da boca começa a marcar e aprofundar. Algumas manchas na pele ocasionadas pela exposição solar aparecem.
• Dos 40 aos 50 anos as bolsas sob os olhos aparecem; as rugas entre as sobrancelhas e na testa marcam; o canto mais externo das sobrancelhas caem, acentuando ainda mais o excesso de pele sobre os olhos; a gordura da bochecha desce em direção a linha da mandíbula começando a criar o aspecto de “bulldog”; a gordura de algumas regiões começam a atrofiar e áreas côncavas (deprimidas) aparecem na região das têmporas e da bochecha. Em algumas pessoas esta absorção é tão grande que os olhos começam a ficar profundos. As manchas em pele se exacerbam. A pele perde o brilho.
• Dos 50 aos 60 anos aparecem as rugas no pescoço, o “bulldog” se exacerba e a linha da mandíbula que na juventude era bem delineada praticamente desaparece; a linha de marionete (entre o canto da boca e o queixo) aparece; a sobrancelha continua caindo; a ponta do nariz cai; os lábios começam a apresentar rugas em torno (código de barra), o que borra o batom. Papada está presente. O excesso de pele sobre os olhos atrapalha a visão.
• Dos 60 aos 70 anos a pele torna-se mais fina, as manchas em face e mãos exacerbam-se; a atrofia de gordura e a depressão nas têmporas e bochecha pioram; mais rugas são formadas por todo o rosto. Durante o processo de envelhecimento facial a forma do rosto muda e principalmente nas mulheres passa de triangular para quadrado, sem divisão entre o que é rosto e o que é pescoço.
E como amenizar os sinais ou ter uma aparência mais jovem?
O ideal é começar por evitar fatores que possam ser evitados como o cigarro e o sol excessivo. O que optamos por fazer é trabalhar utilizando técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas combinadas com o objetivo de contrapor o processo de envelhecimentos com um resultado o mais natural possível.
Sempre que possível iniciamos o tratamento com medidas menos invasivas como a toxina botulínica, peelings superficiais e profundos e preenchimentos. A toxina diminui as rugas dinâmicas e evita a formação de novas rugas. Também é utilizada para a elevação da sobrancelha e para o suor excessivo. Os peelings superficiais agem dando mais turgor e brilho ao rosto, diminuindo as manhas e rugas finas. O peeling profundo de fenol tem uma ação altamente eficiente para rugas profundas em todas as regiões do rosto. Na grande maioria das vezes basta uma aplicação de fenol para a melhora considerável das rugas faciais. Melhora o código de barras e as rugas permanentes ao redor dos olhos que não saem com o uso de toxina botulínica. Também é muito eficaz para cicatriz de espinhas. Os preenchedores ou preenchimento é feito com substâncias absorvíveis e permanentes. O preenchimento permanente é feito de preferência junto ao osso para dar volume. Podemos utilizá-lo para aumentar as maçãs do rosto e queixo, repondo o volume que foi perdido durante o processo de envelhecimento (bioplastia). O ácido hialurônico é utilizado para o preenchimento mais superficial, do bigode chinês, da marionete, para aumentar o volume da boca e lábios, corrigir os olhos encovados, e preencher cicatrizes.
Os procedimentos cirúrgicos são associados para os casos em que não é possível se obter uma melhora total com os procedimentos citados. Entre os mais utilizados para o rejuvenescimentos facial temos a rinoplastia para corrigir a queda da ponta nasal; a blefaroplastia para retirada das bolsas de gordura sob os olhos e da pele sobre os olhos, que muitas vezes chegam a atrapalhar a visão. A elevação das sobrancelhas para abrir o olhar e dar uma forma mais jovem a sobrancelha; A lipoaspiração de pescoço para a retirada de gordura sob o queixo; lifting cervicofacial, que redesenha o pescoço, a linha da mandíbula (linha da juventude), retira o “bulldog”, melhora o “bigode chinês” e a ”marionete”, além de elevar as maçãs do rosto. Ele serve para suspender os tecidos que caíram com a gravidade para o local que eles se encontravam e de onde não deveriam ter saído. Todos os procedimentos cirúrgicos podem ser feitos com anestesia local ou geral e as incisões são camufladas para serem o menos notadas possível. Com a seleção ideal de técnicas e com a associação de técnicas não cirúrgicas e cirúrgicas podemos ter um resultado satisfatório e o mais natural possível.
Bioplastia
A Bioplastia ou “plástica sem cortes”, como é massivamente divulgado pela mídia, é o nome dado a um conjunto de técnica de preenchimento facial utilizando o PMMA como preenchedor. O PMMA é o polimetilmetacrilato, um composto sintético em forma de microesferas que fica diluído em um meio colóide. Este meio colóide, tipo gel é reabsorvido e estas microesferas de PMMA ficam permanentemente no tecido causando uma reação cujo destino final é o acúmulo de colágeno e o aumento de volume.
A bioplastia então seria uma reposição do volume perdido com o processo de envelhecimento. Este volume é reposto nas áreas do rosto que se modificaram, principalmente maçãs do rosto, queixo, sulco nasolabial (bigode chinês), lábios e a linha da mandíbula. Este volume reposto traz de volta o volume que a face tinha na juventude (mais volumosa), diminuindo pregas, rugas, dando um melhor contorno às maçãs do rosto e linha da mandíbula e desta forma é capaz de rejuvenescer.
Algumas pessoas jovens também podem beneficiar-se da bioplastia. Muitas vezes os pacientes têm relevos faciais pouco proeminentes, falta de queixo ou um rosto achatado (sem o relevo das maçãs do rosto). Ao invés da colocação de prótese, que é um procedimento cirúrgico, a reposição de volume pode ser feita com a bioplastia e desta forma um rosto mais harmonioso é alcançado.
Por ser um procedimento definitivo muitas vezes preferimos fazer um teste usando produtos temporários como o ácido hialurônico ou a própria injeção de anestésico que pode nos dar uma idéia do resultado final. Também utilizamos uma avaliação computadorizada que simula o resultado final da bioplastia. Também é possível a bioplastia do nariz, ou uma rinoplastia sem cirurgia. Com o PMMA é possível mudar o formato do nariz e deixá-lo em harmonia com a face ou no caso de pacientes que já foram submetidos a rinoplastia e uma pequena alteração é desejada. O procedimento é ambulatorial, isto é, o paciente vai para casa após o procedimento sem a necessidade de internação e feito com anestesia local.
Você é Candidato
• Se deseja uma linha de mandíbula mais definida
• Se perdeu as maçãs do rosto com o envelhecimento
• Se gostaria de um nariz mais harmonioso sem cirurgia
Procedimentos associados
• Preenchimento de sulcos
• Dermoabrasão ou peeling para diminuição do “código de barra”
• Peeling para melhorar as manchas e rugas
Preenchimento de Sulcos e Rugas
Preenchimento de Sulcos e Rugas
Com o envelhecimento facial há uma mudança na distribuição da gordura do rosto. A gordura da bochecha, por ação da gravidade, tem a tendência a cair e criar um sulco ou ruga que vai do nariz a parte lateral da boca – é o sulco nasolabial – mais conhecido como bigode chinês. Além da queda deste corpo gorduroso há uma atrofia e perda do volume facial como um todo, acentuando-se os sulcos e criando as rugas mais profundas. Através deste mecanismo são criados também o sulco labiomentoniano – pregas de ventríloquo, o “bulldog”. Por causa deste deslocamento de gordura e atrofia, as maças do rosto diminuem de volume e pela atrofia do lábio o “código de barra” (rugas ao redor da boca que borram o batom) aparecem.
Em resumo e para um melhor entendimento, pensemos o rosto como sendo um balão cheio (na juventude). Com o envelhecimento vai-se perdendo o ar de dentro do balão e este, consequentemente, vai murchando e se enchendo de rugas. As técnicas de preenchimento visam repor o volume facial perdido com o passar dos anos, bem como camuflar algumas rugas ou até mesmo aumentar regiões que nunca foram volumosas, como a maçã do rosto. Os materiais utilizados para preenchimento são o ácido hialurônico, o PMMA, o Sculptra (ácido poliláctico).
O PMMA é um material definitivo (não é reabsorvido pelo corpo) e é seguro quando usado em contato com o osso. É bem utilizado para o preenchimento de sulcos profundos perto do nariz, para aumento do mento (queixo) em pessoas com o queixo pequeno, para o aumento das maçãs do rosto e para pequenos aumentos do nariz. As técnicas que envolvem aumento de volume utilizando o PMMA é a chamada Bioplastia.
O ácido hialurônico é um produto sintético, que se assemelha ao produzido pelo nosso corpo e é absorvido pelo organismo em um período que varia de 9 a 12 meses (pode variar conforme o metabolismo e local de injeção). É utilizado quando quer-se um aumento essencialmente de partes moles como os sulcos nasolabiais (bigode chinês), a prega de ventríloquo, o bulldog. E também para o aumento de lábio. Também pode ser utilizado para camuflagem de cicatrizes. O Sculptra é o ácido poliláctico e é indicado para a reposição de colágeno e aumento de volume facial. Os preenchimentos são feitos no consultório, em regime ambulatorial (vai para casa após o procedimento). Anestesia local é feita para maior conforto do paciente.
Você é Candidato
• Se tem pregas ou rugas profundas
• Se tem rugas ao redor dos lábios
• Se deseja aumentar o volume dos lábios
• Se deseja aumentar o volume das maçãs do rosto
• Se perdeu muito peso e quer repor o volume facial perdido
• Se tem uma pequena giba no nariz que pode ser camuflada
• Se tem uma cicatriz atrofiada e quer camuflar
Procedimentos associados
• Toxina Botulínica (Botox e Dysport)
• Peelings
• Dermoabrasão
Os peelings são produtos químicos, na maioria das vezes ácidos, que são passados sobre a pele com o objetivo de causar uma descamação (peel do inglês quer dizer descascar). Eles agem acelerando o processo de formação da epiderme ou causando uma retirada de parte da epiderme e derme (camadas da pele) e deixando uma nova pele surgir, sem os danos visíveis na pele que foi descascada, por exemplo, rugas e manchas.
Os peelings superficiais são compostos químicos que agem superficialmente na pele causando uma aceleração no processo de formação de uma nova camada superficial. Consequentemente, lesões como manchas que se encontrem superficialmente podem melhorar com a aplicação destes tipos de peelings. Eles são feitos de maneira seqüencial, a cada 7 ou 15 dias para um melhor resultado. O número de aplicações varia de pessoa para pessoa. Os mais utilizados são os peelings de ácido mandélico, ácido glicólico, gluconolactona, ácido pirúvico, ácido retinóico e ácido salicílico. São peelings que causam descamação moderada, que pode ser camuflada com o uso de maquiagem. Não causam muita dor e a aplicação é rápida. É o que os americanos chamam de “lunch time peeling” (Peeling da hora do almoço). Quando bem indicados tem resultados muito gratificantes.
Os peelings médios são aqueles que causam uma abrasão e uma descamação mais acentuada, atingindo até a camada média da pele (derme superficial). São indicados para manchas mais profundas ou para rugas mais intensas. Os mais utilizados são os ácido tricloroacético (ATA) e o Urucum. Causam formação de crosta mais acentuada que os superficiais.
O peeling profundo é o peeling de fenol. Atinge a camada mais profunda da pele (início da derme reticular) e causa descamação intensa. A indicação deve ser bem avaliada, com um preparo de pele cuidadoso e tem resultados fantásticos em cicatrizes de acne, manchas profundas, envelhecimento intenso da pele.
O tipo de peeling escolhido depende de uma avaliação rigorosa do médico, de um preparo a e fotoproteção adequados. Quando bem indicados e com ajuda do tratamente clareador para casa os resultados são recompensadores.
Todos os peelings, inclusive o profundo é feito em consultório, com os cuidados necessários e o paciente pode ir para casa no mesmo dia do peeling. No caso dos superficiais o paciente pode voltar ao trabalho logo após a realização do peeling.
Você é Candidato
• Se deseja melhorar o turgor da pele
• Se deseja um melhor controle do quadro de acne
• Se deseja clarear manchas no rosto
• Se deseja diminuir as rugas do rosto
• Se deseja um rejuvenescimento significativo ou melhorar cicatrizes de acne
Procedimentos associados
• Preenchimento de sulcos
• Toxina Botulínica (Botox ou Dysport)
Toxina Botulínica
O que é o Botox?
Botox é a toxina botulínica tipo A, uma substância com a capacidade de paralisar a atividade muscular.
Como funciona?
A atividade muscular faz com que a pele se enrugue. Com o tempo esta pele sofrendo seguidas deformações marca-se permanentemente – são as rugas! Ao se injetar Botox nos músculos que causam estas rugas eles são paralisados e consequentemente deixam de marcar a pele. Na grande maioria dos casos, quando bem indicado, as rugas desaparecem. Esta terapia é segura pois as quantidades injetadas para uso cosmético são tão pequenas que não causam efeitos sistêmicos.
Quanto tempo dura?
O efeito é temporário durando em torno de 6 meses até uma ano dependendo das características individuais e da indicação. Em alguns casos, com o uso, a pessoa aprende a não usar excessivamente a musculatura causadora das rugas e o resultado é uma melhora das rugas mesmo sem o uso continuado do Botox.
Onde e em que situações pode ser indicado?
• Rugas na testa
• Rugas entre os olhos
• Pés de galinha
• Para elevação da sobrancelha
• Queixo com aspecto de caroço de pêssego
• Pescoço
• Nariz
• Sorriso gengival
• Excesso de suor nas axilas, palmas das mão e planta dos pés
• Blefaroespasmo ou piscar excessivo
• Cefaléias
• Síndrome de Frey pós parotidectomia
• Babação excessiva
• Músculo masseter muito grande dando um aspecto de mandíbula quadrada
• Bruxismo ou ranger dos dentes durante a noite
Procedimentos associados
• Peelings para melhora das rugas faciais
• Preenchimento de sulcos e rugas
• Elevação das sobrancelhas