Uvulopalatofaringoplastia

A uvulopalatofaringoplastia é o procedimento cirúrgico aconselhado aos adultos roncadores. Quando indicado adequadamente, auxilia no tratamento do ronco e da apneia do sono.

É importante que se entenda que, isolado, esse procedimento não acaba com o ronco, totalmente, mas pode diminuí-lo de maneira expressiva.

Quando é indicada a cirurgia, o paciente deve ser esclarecido a respeito de alguns pontos importantes. De rotina, em nosso serviço, não operamos paciente algum sem exames pré-operatórios ou sem uma prévia avaliação anestesiológica.

Os exames pré-operatórios variam em função de cada paciente. Nos casos de pacientes hígidos, sem qualquer doença sistêmica, e com idade inferior a 40 anos, solicitamos apenas um hemograma e um coagulograma.

Dos pacientes hígidos, com idade acima de 40 anos, solicitamos ainda RX de tórax e Eletrocardiograma. Quanto aos pacientes com qualquer doença sistêmica, solicitamos uma avaliação clínica com seu médico pessoal, com parecer referente ao procedimento cirúrgico. Acreditamos que tais cuidados contribuem para diminuir os riscos cirúrgicos e anestésicos dos nossos pacientes.

Essa cirurgia pode ser realizada de duas diferentes maneiras: sob anestesia geral, com duração aproximada de vinte a trinta minutos, quando é realizada junto à retirada das amígdalas. Quando o realizamos sem retirar as amígdalas, é um procedimento bem mais rápido e fácil, com duração aproximada de cinco a dez minutos, sob anestesia local.

É importante que o paciente saiba que a despeito de como o procedimento seja realizado – sob anestesia geral ou local – o pós-operatório é doloroso, por um período aproximado de sete a dez dias. Após a cirurgia, o paciente deve permanecer na clínica por duas horas, aproximadamente.

Depois, se não houver algum imprevisto, recebe alta e vai pra casa onde deve permanecer em repouso por três dias. Para alívio da dor, medicação analgésica e anti-inflamatória é recomendada no pós-operatório, além de alimentação líquida e gelada nos primeiros dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.