A cirurgia do pólipo antro-coanal visa a retirada completa do pólipo, da sua porção nasal e da porção no interior do seio maxilar.

Para isso, faz-se necessária a exploração dessas duas cavidades, para que seja retirado o pólipo por inteiro.

A cirurgia pode ser realizada tanto sob anestesia local quanto geral. Quanto à técnica a ser utilizada pode ser realizada com ou sem auxilio da vídeo-endoscopia.
Utilizar a anestesia local e sedação para quase todos os casos. Quanto à abordagem, utilizamos a cirurgia endoscópica, conforme o caso.

(exames solicitados e consulta anestésica)

A cirurgia tem duração aproximada de trinta a quarenta minutos. Depois disso, o paciente vai para Repai (centro de recuperação anestésica) onde fica sob observação por aproximadamente duas horas.

Após esse período, o paciente vai para casa onde deverá ficar em repouso por dois, três dias, podendo retornar à suas atividades normais.

A medicação pós-operatória consiste na administração de anti-inflamatórios e lavagem nasal com soro fisiológico.

O paciente deverá permanecer afastado de atividades físicas (exercícios físicos) por dez dias, para que se evite sangramento.

Convém salientar que não fazemos uso de tampões nasais de gaze. Em vez do tampão, utilizamos uma substância que dissolve com o passar dos dias e ajuda na cicatrização.

Por se tratar de uma degeneração da mucosa, os pólipos podem apresentar recidiva (retornar) e novo procedimento cirúrgico, poderá ser eventualmente indicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *