Amigdalectomia

Amigdalectomia é o procedimento cirúrgico de remoção das amígdalas. Essa cirurgia pode ser indicada – por diferentes motivos – em adultos ou crianças. Dentre os motivos mais usuais, temos a amigdalite de repetição, a hipertrofia importante das amigdalas e o acúmulo de alimentos no interior delas (ver Doenças – Amigdalites de repetição, Amigdalite caseosa e HAA).

Quando é indicada a cirurgia, o paciente deve ser esclarecido a respeito de alguns pontos importantes. De rotina, em nosso serviço, não operamos paciente algum sem exames pré-operatórios ou sem uma prévia avaliação anestesiológica.

Os exames pré-operatórios variam em função de cada paciente. Nos casos de pacientes hígidos, sem qualquer doença sistêmica, e com idade inferior a 40 anos, solicitamos apenas um hemograma e um coagulograma.

Dos pacientes hígidos, com idade acima de 40 anos, solicitamos ainda RX de tórax e Eletrocardiograma. Quanto aos pacientes com qualquer doença sistêmica, solicitamos uma avaliação clínica com seu médico pessoal, com parecer referente ao procedimento cirúrgico. Acreditamos que tais cuidados contribuem para diminuir os riscos cirúrgicos e anestésicos dos nossos pacientes.

Esse é um procedimento realizado sempre sob anestesia geral, com uma duração aproximada de 20 minutos.

Após a cirurgia, o paciente vai para o quarto e permanece em recuperação, por cerca de duas horas, na clínica. Se estiver tudo bem, recebe alta e vai para casa aonde deve permanecer em repouso por dois dias.

A recuperação pós-operatória desse tipo de cirurgia é diferente em adultos e crianças. Estas se recuperam muito bem: três ou quatro dias depois já estão testando suas energias e a paciência dos pais. Nos adultos, o pós-operatório é bem mais doloroso e essa dor pode persistir por um período de sete a dez dias.

Medicação analgésica e anti-inflamatória é prescrita para alívio da dor. Também para auxiliar no alívio da dor, a alimentação orientada no pós-operatório é líquida e gelada: sorvetes, gelatinas, iogurtes, refrigerantes, milk-shakes. Essa dieta pode retornar ao normal de acordo com a conveniência e recuperação do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.