Zumbido

O zumbido ou tinnitus, com som de chiado, é um barulho que ocorre no ouvido de algumas pessoas e se torna um problema não apenas para o paciente como para o otorrinolaringologista. Nem sempre se consegue eliminar; muitas vezes nem mesmo melhorar o problema se consegue. Mas, há alguns fatores que devem ser analisados no processo de ajuda ao paciente.

Via de regra o zumbido é secundário a uma perda de audição. Essa perda pode ser transitória – causada por uma simples rolha de cera, por uma inflamação ou infecção do ouvido externo ou médio – ou pode ser uma perda permanente, causada por uma doença de ouvido médio ou interno.

Algumas causas menos frequentes devem ser consideradas e investigadas, como os distúrbios de articulação temporo-mandibular (A.T.M.) e as alterações vasculares, a partir das carótidas basibres e artérias que irrigam o ouvido interno. Nem sempre é possível determinar a causa, porém quase sempre são indicados uma otoscopia e um exame audiométrico.

O tratamento baseia-se em identificar as causas do problema e tratá-las, se possível. Um vaso ativo pode ser testado quando há perda de audição sensório-neural e quando há suspeita de causa cardiovascular. Nos casos em que a perda é importante, sugerimos a protetização auditiva que, além de melhorar a audição prejudicada, diminui o chiado e provoca uma melhora no zumbido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.