Sinusite Aguda

A sinusite aguda é um problema bastante frequente em consultórios de otorrinolaringologistas, especialmente na cidade de Curitiba. Costuma ser causada por um quadro de IVAS mal curado ou maltratado. Caracteriza-se por uma tríade de sintomas: obstrução nasal, secreção nasal mucopurulenta (amarelo-esverdeado) e dor ou pressão na região dos seios da face (testa, entre os olhos ou abaixo deles).

Para que se detecte a sinusite, não é obrigatória a presença dos três sintomas. O diagnostico é viabilizado por um exame otorrinolaringológico bem feito e uma história detalhada. Em caso de dúvida, um exame de videonasofibroscopia deve identificar a doença, caracterizada pela presença de secreção purulenta em meato médio ou meato superior (região nasal onde drenam os seios paranasais).

No sentido de combater a infecção, o tratamento inclui o uso de antibióticos. Da mesma forma, anti-inflamatório e/ou corticosteroide. Além disso, uma lavagem com solução salina iso/hipertônica pode servir para diminuir a inflamação da mucosa e para que se retome a aeração adequada dos seios da face.

Outras medicações ficam a critério do médico, como anti-histamínicos – com ou sem descongestionante – gotas tópicas nasais, etc. É nossa rotina tratar o paciente por um período de dez dias, solicitando uma videonasofibroscopia após o tratamento para verificar se o paciente está curado ou se possui alguma alteração anatômica nasal que possa propiciar algum outro problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.