Rolha de cera

Alguns pacientes podem apresentar um acúmulo de cera no ouvido – problema que provoca perda parcial da audição. Não há como se prevenir quanto a isso e também não há uma explicação científica sobre os motivos que o levam a afetar algumas pessoas apenas. Os pacientes que costumam portar esse problema, podem fazer uma revisão e limpeza de ouvido semestralmente; período variável face às características do problema, do paciente e da abordagem do médico.

Há 3 formas de tratamento: limpeza da cera do ouvido por lavagem com água morna, extirpação da cera por aspiração e, através da utilização de pequena cureta. Isso varia em função da consistência da cera, do paciente e da experiência do médico. Em alguns casos, o paciente pode ser orientado a usar medicação por um período aproximado de 7 dias. Essa medicação deverá amolecer a cera e facilitar sua remoção.

Importa salientar que os pacientes que produzem grande quantidade de cera não devem fazer uso de cotonetes para limpeza do ouvido, para evitar que, ao ser empurrada para dentro, sua remoção seja dificultada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.