A phmetria é o exame que estabelece a medida de acidez ou alcalinidade. É a mesma medida feita no solo ou na água das piscinas. O teste de pH mede a frequência com que o fluxo ácido do estômago banha o esôfago e mede a intensidade da acidez durante 24 horas.

O equipamento do pH esofágico é um tubo pequeno, fino, com um sensor na extremidade. Esse sensor mede a acidez. O tubo é gentilmente passado pelo nariz até a extremidade do esôfago. O sensor é conectado a um gravador portátil que é atado ao cinto da roupa. No período de 24 horas a acidez do esôfago é gravada em um pequeno computador. Quando o paciente sente azia ou outro sintoma, ele anota o que está fazendo e o momento do evento. Após o término da monitoração, o pequeno computador será ligado a um outro computador que fará a leitura do conteúdo gravado nas 24 horas.

Há um número de sintomas que se originam do esôfago, incluindo azia, dificuldade para engolir alimentos ou líquidos e dor torácica. A medida do pH esofágico é de grande importância na avaliação desses sintomas e permite ao médico tratar do refluxo ácido. Adicionalmente, a medida do pH pode ser útil na determinação do sucesso ou não do tratamento do refluxo ácido. Assim esse exame é feito antes e depois de um tratamento, em especial tratamento cirúrgico de refluxo ácido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *