Consiste na avaliação endoscópica das cavidades nasais. É um exame complementar à rinoscopia que permite uma mais detalhada avaliação da anatomia, de suas alterações e das estruturas vizinhas.

A técnica permite a visualização direta das estruturas naso-sinusais e laríngeas através do endoscópio que vem alcançando um grande desenvolvimento nos últimos tempos. Atualmente, é possível ampliar a compreensão das patologias daquelas regiões, por permitir uma grande contribuição em nível de diagnóstico. Propicia a identificação precoce das doenças graças a uma avaliação mais detalhada do aspecto da mucosa, das estruturas e da fisiologia das regiões examinadas.

O exame vídeo-naso-sinusal pode ser realizado, através de fibras rígidas ou flexíveis. As fibras rígidas possuem angulações de 0º, 30º, 70º e 120º, sendo que os de 70º e 120º são os mais utilizados na avaliação sinusal. Utilizam-se mais os de 0º e 30º na avaliação nasal, mas essas são utilizadas predominantemente em procedimentos cirúrgicos. O endoscópio flexível é mais utilizado rotineiramente em consultório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *