O termo I.V.A.S. significa infecção de vias aéreas e a verificação da presença ou da ausência do catarro é de importância crucial para a definição do estágio da doença.

A infecção das vias aéreas – gripe ou resfriado, como é conhecida habitualmente – é um dos problemas mais comuns no consultório do otorrinolaringologista, especialmente em cidades como Curitiba, onde durante quase o ano inteiro as quatro estações se apresentam num mesmo dia.

Os sintomas de I.V.A.S. são bem característicos: o paciente refere dor no corpo, obstrução nasal, dor de garganta, tosse, pressão nos ouvidos, rouquidão, dor de cabeça, febre. Nem todos esses sintomas se apresentam juntos, depende da intensidade da doença e do estado geral do paciente.

O diagnóstico é feito pelo otorrinolaringologista com o auxílio do histórico da doença e do exame otorrinolaringológico.

No intuito de aliviar os sintomas do paciente, administra-se o tratamento com anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos, descongestionantes tópicos e/ou sistêmicos, em função das variações do caso e a critério do médico. A decisão pela administração de antibióticos depende das características do caso. Fatores como tempo de evolução, presença ou não de catarro e sua coloração, estado geral do paciente e outros fatores fazem com que o médico faça sua opção com respeito ao uso. O tipo de antibiótico a ser administrado também depende do critério do médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *