Eczema

Em otorrinolaringologia, eczema é uma reação alérgica da pele do conduto auditivo. Como característica, causa uma expressiva coceira nos ouvidos do paciente. Podem ocorrer, também, descamações da pele com constantes obliterações do conduto. Por ser de causa alérgica, o eczema não tem cura. Portanto, os portadores dessa patologia precisam aprender a administrar o problema, tratando-se, para não sofrer tanto.

O diagnóstico é feito com alguma facilidade, pelo otorrinolaringologista, em função do histórico do paciente e de um exame otoscópico bem feito. Uma diferenciação efetiva entre o eczema e a otomicose é muito importante, pois o tratamento de ambos caminha em sentido oposto: tratar uma otomicose como eczema pode ser bastante danoso ao paciente, com piora importante do quadro.

O tratamento inclui, além de medicamentos tópicos, como pomadas ou gotas com corticosteróide, orientações no sentido de que o paciente evite que entrem – em seu conduto auditivo – substâncias químicas específicas; entre as quais, as tinturas de cabelo e os produtos químicos fortes.

O paciente deve ser orientado no sentido de que evite deixar que esses produtos químicos entrem no conduto. Uma medida que tem se mostrado útil é a de, ao pintar os cabelos, colocar um chumaço de algodão nos ouvidos, principalmente na hora de lavar e enxaguar os cabelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.