Barotrauma

Como o próprio nome o diz, o barotrauma é o trauma ocasionado por aumento da pressão. Ocorre, usualmente, com mergulhadores que, por inexperiência ou falta de conhecimento, podem desenvolver o problema quando mergulham em condições inadequadas.

É importante que se saiba que todo problema de vias aéreas superiores – sinusite, otite, rinite, faringite, amigdalite – torna qualquer atividade que propicie variação de pressão atmosférica – como mergulhar, viajar de avião, subir e descer a serra – perigosa e propensa a causar o barotrauma.

O diagnóstico pode ser feito através da história clínica e da otoscopia. É um problema cuja manifestação varia desde uma simples dor de ouvido até uma perfuração de membrana timpânica com seqüelas.

O tratamento vai depender do caso em si e do grau do problema. Assim sendo, o paciente com sintomas de afecções em via aérea superior deve procurar orientação médica antes de realizar uma viagem ou qualquer tipo de mergulho, para evitar complicações ou um eventual barotrauma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.