Como o próprio nome o diz, o barotrauma é o trauma ocasionado por aumento da pressão. Ocorre, usualmente, com mergulhadores que, por inexperiência ou falta de conhecimento, podem desenvolver o problema quando mergulham em condições inadequadas.
É importante que se saiba que todo problema de vias aéreas superiores – sinusite, otite, rinite, faringite, amigdalite – torna qualquer atividade que propicie variação de pressão atmosférica – como mergulhar, viajar de avião, subir e descer a serra – perigosa e propensa a causar o barotrauma.
O diagnóstico pode ser feito através da história clínica e da otoscopia. É um problema cuja manifestação varia desde uma simples dor de ouvido até uma perfuração de membrana timpânica com seqüelas.
O tratamento vai depender do caso em si e do grau do problema. Assim sendo, o paciente com sintomas de afecções em via aérea superior deve procurar orientação médica antes de realizar uma viagem ou qualquer tipo de mergulho, para evitar complicações ou um eventual barotrauma.